A gente está no coração do varejo curitibano

Este é o blog do grupo de pesquisa em Marketing de Varejo da Facinter (Faculdade Internacional de Curitiba), que eu coordeno e que conta com a participação de três alunas como pesquisadoras. Para saber mais sobre nós e sobre a nossa proposta, é só visitar a página ao lado da home – O que é e quem faz o grupo.

Desde 2006, ministro a disciplina de Marketing de Varejo I no curso de Administração. Quando houve a chamada para as propostas de grupos de pesquisa, a escolha por esse tema foi natural. Além da afinidade temática, tem um outro aspecto: o campus da Facinter onde eu leciono e as alunas estudam é no edifício Garcez, um dos mais tradicionais de Curitiba, e que fica justamente na Rua XV de Novembro, na área conhecida como Boca Maldita.

Inaugurado em 1929, mesmo com apenas 8 andares o Garcez foi o primeiro “arranha-céu” de Curitiba, segundo informa o site da Prefeitura de Curitiba. Com suas escadarias de mármore e corrimãos de latão, em 1988 passou a abrigar uma loja de departamentos do grupo Hermes Macedo, depois da restauração iniciada em 1985. Infelizmente, a Hermes Macedo entrou em falência em 1997, um ano depois da morte de seu fundador.

A Hermes Macedo e o Shopping Garcez, como a grande loja era chamada, fazem parte da história do comércio curitibano. E agora, das salas de aula onde antes funcionavam lojas, nós vamos procurar entender um pouco melhor os segredos, as ameças e as oportunidades para o varejo da Rua XV de Novembro.

Localização e imagem do Edifício Garcez


Anúncios

3 Respostas para “A gente está no coração do varejo curitibano

  1. O Grupo HM deixou saudades. Espero que os descendentes de Hermes Macedo voltem a honrar o país com suas lojas, com sua eficiência e sua visão.

  2. Trabalhei por 10 anos nesta empresa na filial da cidade de novo hamburgo e estive várias vezes em curitiba em treinamento com fornecedores.
    esta era uma empresa familiar e confesso que sinto muita saudade desta época. comercialmente todos os clientes eram tratados como parte da familia.

  3. Esclarecimento de um ex-funcionário: em 1988 foi inaugurado a loja Garcez, que era para ser a segunda rede do grupo Hermes Macedo, direcionada ao público A e B, o shopping foi criado após a falência do grupo. A loja em questão era a menina dos olhos de Hermes Macedo. Para se ter uma idéia, os corrimãos e as floreiras do parapeito eram cuidadosamente todo santo dia, e o mesmo ocorrendo com lustre central, que foi retirado pós falência. O Sr. Hermes Macedo, um pouco antes de falecer, havia tido um derrame. Os problemas grupo se acentuaram em 1989, quando a esposa do mesmo faleceu, e começou uma briga entre os filhos pelo que foi deixado em testamento, visto que muitos imóveis da HM estava em seu nome. O prédio onde se localiza o Curso Expoente na rua João Negrão, era o CAF (Centro Administrativo e Financeiro da Hermes Macedo S/A), mas, havia a Alfa Serv. de Crédito e Informática, a Mercúrio Propaganda, a HM Náutica, HM Finaceira (Banco HM), e outras empresas que não me recordo no momento. A quebra da HM abriu as portas para Casas Bahia, Magazine Luiza, Lojas Colombo, entre outras.

    Atenciosamente,

    Márcio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s